Assistir ao Retorno de Jedi no cinema, com todas aquelas batalhas, criaturas e, principalmente, assistir à redenção e morte de Darth Vader, teve um profundo impacto sobre mim quando eu era criança.
E uma das criaturas mais legais daquele filme, dentre muitas, para mim, eram os guardas mau humorados com cara de porco do palácio do Jabba The Hutt conhecidos como “Gamorrean Guards”.
Mas foi somente em 2003 que eu finalmente consegui ter a minha primeira figura de ação desse personagem, nessa versão lançada com exclusividade pela extinta rede de lojas de brinquedos americana Kay Bee Toys.
Medindo enormes 30,5 cm. e com roupa totalmente em tecido, essa figura impressiona pelo tamanho, ótima qualidade e riqueza de detalhes, tornando-a uma ótima aquisição para qualquer colecionador de figuras de ação Star Wars.
Uma crítica recorrente – e correta – de muitos colecionadores é com relação à pintura e o esquema de cores dessa figura, principalmente quanto às duas manchas escuras em volta dos olhos que lhe dão um aspecto meio de panda ou de um guaxinim.
Não é comum encontrar na internet colecionadores que customizaram essa figura do Gamorrean Guard aplicando uma pintura totalmente nova, com resultados excepcionais.
As articulações do Gamorrean Guard são bastante limitadas, sendo uma em cada perna na junção com o quadril, nos pulsos, nos ombros e no pescoço.
Essa figura de ação também vem acompanhada de dois machados, um maior que é esse da foto e um menor, completamente desproporcional à figura e que não fica firme em nenhuma das mãos (por isso deixei guardado na caixa de acessórios).
A minha percepção é que, apesar dessa ter sido a primeira figura de ação de um Gamorrean Guard grande e realmente bem feita, essa figura foi injustamente relegada ao quase completo esquecimento pela grande maioria dos colecionadores.
Veja todos os detalhes nas fotos abaixo.