Confesso que nunca entendi direito porque esse belo filme foi tão criticado na época de seu lançamento.
A história é boa, o filme é extremamente realista mesmo tendo sido feito inteiramente em CGI (o que para o ano de 2001 era algo avançadíssimo), os personagens são bem desenvolvidos, mas, por alguma razão virou um filme praticamente (e injustamente) esquecido.
Contudo, com relação à linha de figuras de ação baseadas no filme, meu sentimentos e opinião, infelizmente, vão na direção oposta. No geral, são bonecos com pouquíssimos atrativos e sem quaisquer características que os tornem realmente únicos e despertem o desejo de coleciona-los.
No filme, os “fantasmas” são uma raça alienígena que após guerrear entre si, acabam destruindo seu próprio planeta natal e suas almas vêm parar na Terra. E com um visual muito interessante e extremamente criativo, é realmente uma oportunidade perdida o fato da figura de ação do “fantasma” ter saído tão aquém do que poderia ter sido.
Essa figura possui exatamente quatro pontos de articulação, quais sejam, nos ombros, na cabeça e na arma do braço esquerdo, fato por si só já bastante frustrante. Lançar um boneco com tal limitação de articulações e chama-lo de “figura de ação” é quase que uma ofensa aos colecionadores.
Além disso, para ficar de pé, a figura vem com uma desajeitada base transparente cujo uso é indispensável. Porém, basta um simples manuseio no boneco para ele desencaixar da base e cair.
A pintura, por outro lado, é o que efetivamente acaba salvando essa figura do fracasso completo, pois é realmente muito bem feita e bastante detalhada.
Assim e infelizmente, a não ser que você seja um colecionador de figuras de ação e fã incondicional do filme de 2001, realmente não há o menor motivo para querer adquirir esse boneco.