Em 2018 a Hasbro lança mais uma figura do Megatron.
Mas diferentemente das duas principais versões anteriores do Megatron das séries Combiner Wars de 2015 e Titans Return de 2016, que procuraram modernizar o personagem, dessa vez a Hasbro acertadamente procurou dar um passo para trás e lançar um Megatron escala Voyager Class extremamente fiel ao seu visual G1.
Na escala Voyager Class, aliás, não me lembro de uma figura do Megatron tão belamente G1 quanto esta. Ponto para a Hasbro.
Apesar de eu ter crescido assistindo aos desenhos dos Transformers nos quais o Megatron se convertia de um enorme robô para uma arma minúscula, já faz tanto tempo que seu altmode é apresentado como um tanque de guerra, que eu praticamente já o incorporei como sendo normal.
E modernamente, basta ter assistido ao ótimo War for Cybertron na Netflix para chegar à conclusão de que um tanque de guerra faz muito mais sentido do que uma arma laser.
Na excelente arte da caixa é possível ver uma inscrição em Cybertroniano na base do pé esquerdo do personagem que diz “rise from the shadows“, algo como “surgido das sombras” ou “levantando-se das sombras” (vide a quarta foto).
Essa inscrição está em linha com a origem do personagem apresentada nas histórias em quadrinhos da IDW na qual o Megatron era um mineiro que, revoltado contra a exploração e corrupção da elite Cybetroniana, junta-se ao Optimus Prime para lutar por uma sociedade mais justa. Contudo, à medida em que avançam na sua revolução, Optimus mantem-se fiel aos ideais originais, enquanto que Megatron vai assumindo uma atitude cada vez mais tirânica e ditatorial, causando assim uma ruptura em sua aliança com Optimus Prime.
Essa ruptura leva à criação de duas facções, os Autobots leais ao Optimus Prime e os Decepticons, leais a Megatron e que posteriormente passam a lutar entre si pelo domínio de Cybertron. Essa origem, aliás, foi mantida na série War for Cybertron da Netflix.
A pintura do boneco é especialmente bacana bastante diferente do que se via até então, dando à figura um visual de um guerreiro veterano marcado por inúmeras batalhas.
Outro aspecto positivo do boneco é que ela é bastante proporcional, com braços, pernas e cabeça bastante harmônicos.
As juntas e articulações são bastante firmes e exatamente aquelas que se espera de uma figura Voyager Class, conferindo um ótimo equilíbrio e uma considerável possibilidade de poses ao boneco.
Além do característico canhão de fusão do braço direito, esse Megatron vem também com uma espada que, no modo robô, se encaixa no canhão de fusão para formar uma arma ainda maior e no modo tanque, para formar o canhão.
Em seu altmode, esse Megatron transforma-se em um tanque Cybertroniano bastante interessante e cujo ponto alto é a rotação da torre em até 180 graus.
Sob todos os aspectos, essa é uma das figuras mais bonitas e fiéis do Megatron já feitas até hoje e que, definitivamente, deve constar em qualquer coleção de Transformers.
Boa caçada.