Após fazer sua estreia nos quadrinhos dos Transformers publicados na década de 80 pela Marvel Comics, a primeira figura de ação desse personagem foi lançada em 1988.
E de 1988 até 2019 foram três figuras do Spinister, porém todas aproveitando moldes de bonecos anteriores.
Somente em 2019, ou seja, exatos vinte anos depois de sua primeira figura de ação, que o Spinister ganhou um molde totalmente original e moderno, mas ainda assim mesclando com total competência seu esquema de cores e visual G1.
Aparentemente, a empolgação foi tanta com esse personagem que ele até ganhou algumas falas e uma surra e – aparente – morte pelas mãos do próprio Optimus Prime na primeira temporada do ótimo War for Cybertron.
Falando sobre o boneco, o esquema de cores é esquisito mas é o original do personagem, então é meio que ame-o (se gosta das cores) ou deixo-o (se não gosta das cores).
A parte mais legal e criativa da figura, para mim, são os dois cockpits do helicóptero que se transformam na parte inferior das pernas do robô. Criativamente, no modo veículo um dos cockpits serve como o principal do helicóptero e outro, idêntico, fica escondido na parte de baixo do helicóptero.
No modo robô, o Spinister vem ainda com uma discreta mas muito boa pintura estilo “danos de batalha” nas partes superiores das pernas e nos antebraços.
Como de praxe nesse novos Transformers, as articulações são firmes e permitem uma enorme quantidade de poses no modo robô.
O boneco vem também com duas armas diferentes, que podem tanto ser usadas separadamente (como nas fotos) ou juntas, uma encaixada na outra. Já no modo veículo essas armas ficam encaixadas nas “asas” do helicóptero, uma de cada lado.
Se no modo robô temos uma figura muito sólida e bonita, no modo veículo temos um helicóptero com muitas emendas, encaixes e diversas partes vazadas, com destaque para a parte de baixo da cauda do helicóptero.
Em suma, o Spinister é um boneco que definitivamente foi pensado e feito para ser exibido no modo robô.
Dito isso, essa é uma daquelas figuras muito bem vindas e muito pouco exploradas pela Hasbro, mas que mostram a vitalidade e riqueza do universo dos Transformers e também como alguns personagens ainda merecem um lugar ao sol.
Assim, se você for um colecionador mais “raiz” que busca figuras de personagens menos conhecidos, esse é um boneco certeiro que certamente não o(a) deixará desapontado(a).