
Assim como o Spinister, de 1987 até 2019 foram lançadas apenas duas figuras do Apeface, uma no distante ano de 1987 e outra em 2016.
E um mérito inequívoco da linha War for Cybretron é não só modernizar as figuras mantendo ao mesmo tempo suas características G1, mas também permitir a aquisição de personagens desconhecidos pelos fãs mais novos e pelo grande público.
Nesse sentido, palmas para a Hasbro/Takara por lançar em uma série comercial figuras mais “obscuras” do universo Transformers e nesse caso, ainda por cima, um triple changer (robô, gorila e jato), o que é sempre legal.
A qualidade e o nível de detalhes claramente inferiores ao das demais figuras da linha War for Cybertron e, principalmente, o fato de possuir um headmaster, levam a crer que o Apeface foi originalmente concebido para ser lançado na série Titans Return e não nesta, o que o torna, digamos assim, o “primo pobre” de toda a série War for Cybertron.
No modo jato temos um veículo bem quadradão, com duas asas saindo pela parte de cima e o nariz da aeronave. Nada muito detalhado e nenhuma característica que chame especial atenção.
Já no modo gorila, o Apeface se destaca principalmente por ser muito proporcional e firme.
Gostei especialmente desse alt mode pois, apesar de ser de um animal, ele claramente não perde seu visual robótico e de certa forma agressivo, como todo bom Decepticon deve ser. A arma acoplada na parte de cima das costas dão um visual ainda mais bélico ao gorila que originalmente no desenho de década de 80 integra o grupo dos Horrocons.
Mas o ponto alto aqui sem dúvida é o modo robô, que nos oferece um boneco de excelente tamanho e ótimo visual. A pintura do Apeface limita-se basicamente aos “danos de batalha” e desgates nas pernas, ombros e no nariz do avião.
Outro detalhe legal no modo robô é o fato da peça que contém os lemes do jato serve de escudo e pode ser encaixada em três pontos dos braços do boneco, que são o ombro, o cotovelo e o antebraço.
Enfim, essa definitivamente não é a melhor figura da linha War for Cybertron e muito provavelmente só foi lançada para “encher linguiça”, mas o simples fato de se tratar de um personagem tão poucas vezes trazido para o mundo das figuras de ação, para mim, um fanático por Transformers, me faz gostar muito desse boneco.
Aproveite as fotos abaixo.