Sempre digo e repito: a cultura das figuras de ação só é o que é hoje porque em meados da década de 90 uma empresa novata de nome McFarlane Toys resolveu jogar diferente e mudar dos simples bonequinhos, para figuras muito mais detalhadas e voltadas para um público mais velho.
Se isso foi intencional ou não, o fato é que deu certo e, trinta anos depois, essa empresa ainda está aí vendendo figuras altamente desejadas pelos colecionadores. E aqui do outro lado, trinta anos depois, ainda estou eu aqui comprando todas que posso.
E quando se fala de Spawn, uma das figuras mais icônicas – pelo menos para mim – é o Medieval Spawn.
Absolutamente tudo nele é legal, desde a história até, principalmente, seu visual.
Até hoje, foram lançadas quatro versões do Spawn Medieval, em 1994, 2000, 2001 e esta última de 2023, sendo a mais legal – para mim – a de 2000, apesar de ser a figura menos articulada de todas.
A de 2001 é a que menos gosto, pois acho ela muito exagerada e desproporcional, sendo inevitável sua comparação com a figura lançada no ano anterior, muito mais bonita, completa e detalhada (e ainda com a máscara removível).
Recentemente foi anunciado pela McFarlane Toys que em algum momento de 2023 será lançada uma 5a. versão do Spawn Medieval, que promete ser a melhor de todas e será vendida exclusivamente por meio de financiamento coletivo, como o foi feito com o excepcional Spawn de 2020.
Falando sobre esta figura de 2023, ela sofre do mesmo mal do Overkill de 2022, que é a percepção de uma figura feita com um plástico de menor qualidade (obviamente, comparado com as figuras de anos anteriores da McFarlane Toys).
Esse fato em si, não é um probema, já que as figuras da linha Spawn possuem um excelente custo benefício atualmente, mas levanta a preocupação sobre como essas figuras envelhecerão e como estarão, por exemplo, daqui 30 anos. Diversas figuras simplesmente não envelhecem bem pois muitos materiais empregados nelas não resistem adequadamente à passagem do tempo, ainda que conservadas em condições apropriadas (Hot Toys tem diversos exemplos disso). A ver.
A caixa é realmente matadora, com uma apresentação muito bonita e uma arte excepcionalmente bela na parte de trás, com chamas verdes no encarte de dentro. Um arraso.
Essa é uma daquelas caixas que dói o coração se tiver que jogar fora (eu, por exemplo, guardei a minha).
Além da base, que é praticamente padrão em todas as figuras da atual linha Spawn, o Medieval Spawn vem – pela primeira vez – com um martelo bem bacana e uma espada também muito bonita.
Chama atenção, contudo, ser essa a primeira vez que os acessórios do Spawn Medieval não possuem absolutamente nenhuma pintura e são 100% na cor do plástico. Triste, mas, novamente, algo que é compensado pelo ótimo custo benefício destas figuras, que mesmo com grande parte não sendo vendida oficialmente no Brasil, podem ser importadas por aproximadamente R$ 200,00.
Mesmo com todos os detalhes da armadura, a figura possui um excelente alcance nas articulações e, pessoalmente, não percebi nenum ponto ou parte da armadura que limitasse o movimento de uma perna ou um braço, por exemplo.
A figura é extremanente proporcional e com um excelente equilíbrio, sendo desnecessário o uso da base.
A figura toda é tão detalhada que vale muito à pena gastar uns bons minutos para observá-la com atenção.
Em conclusão e no geral, essa não só é mais uma excelente figura de ação de um dos personagens mais clássicos da linha Spawn, mas também bastante acessível em razão de seu ótimo preço.