E no terceiro post seguido sobre figuras que se transformam em dinossauros, vamos falar sobre a versão da linha do filme Age of Extinction do Transformers Snarl.
A única semelhança desse Snarl Age of Extinction com a sua versão clássica G1 – além do nome, claro – é que ambos se transformam em um Stegossauro, pois no modo robô, ambos não poderiam ser mais diferentes.
E a não ser que você seja um colecionador que, como eu, tenha colocado uma meta sem nenhum sentido de completar todos os Dinobots da versão cinematográfica do universo dos Transformers, de fato e na minha avalição, essa figura não possui nenhuma característica que faça com que ela seja um objeto de desejo de um colecionador de Transformers.
Para mim e falando em termos de coleção, esse boneco só faz sentido quando colocado em conjunto com as outras seis figuras de Dinobots lançadas em conexão com os filmes Age of Extinction e The Last Knight.
Isso porque apesar de no modo robô esta figura possuir algumas características interessantes – especialmente o desenho da cabeça – os antebraços do boneco são tão mal desenvolvidos que “contaminam” seus pontos positivos.
Aliás, reparando mais no boneco, vejo um robô muito mais semelhante a um Insecticon do que um Dinonot.
Mas voltando aos antebraços da figura, no modo robô existe simplesmente um espaço vazio na parte da frente dos antebraços, afetando em muito e de forma negativa o visual geral desse Snarl.
Além disso, como os braços do robô também funcionam como as pernas traseiras do Stegossauro, as mãos do robô não se esticam completamente, ficando em um ângulo pouco maior de 90 graus em relação aos braços do boneco, fazendo com que a posição das mãos nunca acompanhe a posição dos braços. Um negócio realmente feio.
Por outro lado, um outro ponto poderia ter deixado esse boneco ainda mais feio, mas foi evitado com sucesso pelos desenvolvedores. Isso porque na transformação de dinossauro para robô, a cabeça e o pescoço do Stegossauro são rebatidas para a parte de dentro da perna esquerda do robô.
Contudo, como isso deixaria o robô ainda mais feio e, pior ainda, completamente assimétrico, foi colocado na parte de dentro da perna direita uma peça com o pescoço e a cabeça do dinossauro, mas que não possui nenhuma outra função a não ser tornar o robô visualmente mais bonito (ou menos feio, para ser sincero).
Infelizmente, considerando todos os aspectos desse boneco, a conclusão que se chega é que essa foi uma figura feita às pressas, apenas para aproveitar o lançamento do filme A Era de Extinção e que, por ser um personagem secundário, além de não ter recebido a mesma atenção, também nunca ganhou um novo lançamento decente. Uma pena.
Já no modo dinossauro, realmente não há do que reclamar. Temos um Stegossauro muito bem feito e com um visual mecânico e agressivo, bem em linha com os demais Dinobots do universo cinematográfico dos Transformers.
As placas nas costas feitas de plástico translúcido dão um toque muito bacana à figura. Além disso, tanto o rabo com os espinhos e as duas placas maiores das costas se encaixam para virar um machado.
A pintura é mínima, as articulações estão dentro do que se espera para uma figura Deluxe Class e a transformação de robô para dinossauro e vice versa é bastante simples e bacana.
Em conclusão, essa é uma figura de grande potencial, mas que acabou desperdiçado pela pressa ou falta de cuidado com o seu desenvolvimento, principalmente em seu modo robô, sendo uma das poucas figuras que provavelmente vou deixar permanentemente em seu alt mode, infinitamente superior ao modo robô.
E do meu ponto de vista de colecionador, ela só faz sentido se for para completar todos os Dinobots da versão cinematográfica dos Transformers. Caso contrário, não vejo nenhuma razão específica para tê-la.
Tire suas conclusões sobre esse boneco nas fotos abaixo.
Apesar do modo dino ser basicamente uma estátua, acho esse projeto incrível.
Eu também. Vejo um ótimo potencial não aproveitado.