Apesar da minha fixação pelas figuras de ação Marvel fabricadas pela Toy Biz na década de 90, tenho que reconhecer que algumas figuras poderiam ser muito melhores.
Veja o caso dessa figura de ação abaixo. Este é o único boneco de um personagem apresentado na série da Geração X de nome Jonothon Starsmore, também conhecido como Câmara.
Basicamente esse personagem é – ou era, na década de 90 – um jovem mutante cuja primeira manifestação de poderes – uma explosão de energia psiônica – arrancou o maior parte de seu torso e da parte inferior da cabeça, destruindo também quase todos seus órgãos internos.
E essa parte do boneco retratando os poderes do personagem é realmente muito legal e bem feita, pois, dentro da “energia” da figura há um mecanismo igual ao de um isqueiro e que, puxando rapidamente a pequena corda que fica nas costas da figura, é possível produzir faíscas que fazem a “energia” brilhar.
O único problema desse efeito especial é que uma vez que a pedra de isqueiro seja totalmente consumida, não é mais possível troca-la. Primeiro ponto negativo da figura.
Além disso, as articulações dessa figura são extremamente limitadas, mesmo para um boneco de 1995, inexistindo qualquer articulação nos cotovelos e joelhos. Segundo ponto negativo.
O lado bom, é que a figura não vem com nenhum acessório inútil, apenas uma base realmente bem feita em plástico preto e pintura vermelha metalizada, em formato de “X”. O plástico com que o boneco é feito também é de extrema qualidade, sem nenhum desbotamento após 25 anos (claro que as condições de armazenamento ajudam muito, especialmente se você mantiver a figura longe da luz do sol).
Assim, se você for um colecionador “profissional” de figuras Marvel, possivelmente irá querer esse boneco, principalmente por ser a única figura de ação lançada desse personagem. Mas se você for um colecionador, digamos assim, esportivo, certamente essa é uma figura que você tranquilamente pode deixar passar.